quinta-feira, 24 de junho de 2010

Unidade III atividade 3 - Plano de Aula - Autoria de objeto Hipermídia

Unidade III atividade 1 e 2 - Relato da experiência

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade: 1 e 2 - Relato da experiência
Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira
Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges


RELATÓRIO

Foi muito bom trabalhar as aulas "Análise, planejamento e execução de aula com material digital " e “Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola”, não temos evidência, mas a aplicação foi boa, mesmos a sendo uma aula muito longa.
Os alunos tiveram uma participação total, no final pesquisaram mais sobre o Câncer de mama fizeram cartazes e colocaram nos murais da escola como alerta para as mulhere. E como é feito a escravidão no Brasil nos dias de hoje.
Aprendi que alunos motivados participam mais e não há indisciplina na sala de aula.

Unidade III atividade 2 - Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola

terça-feira, 22 de junho de 2010

Unidade 3- atividade 1 - Ánalise, planejamento e execução de aula com material digital

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade: 1- Análise, planejamento e execução de aula com material digital
Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira
Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges
Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Biologia
Tema: Câncer de mana

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a importância do auto-exame para prevenir contra a doença e possíveis cura.

Duração das atividades
2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhado com o professor e o aluno

Para a realização desta atividade, procurei em uma atividade que pudesse contemplar alunos da 3ª série do Ensino Médio, então escolhi este vídeo, que é uma entrevista com uma médica explicando um pouco sobre este mal que ainda mata muitas mulheres, e acredito que desperte também o interesse deste “público”.

Estratégias e recurso da aula
1º Momento
Inicialmente, abordarei o assunto em uma aula explanada, mostrarei vários slides com imagens de mulheres com câncer de mama, em seguida passarei o vídeo para complementar a aula e tirar as dúvidas.
http://www.izles.net/ve2dXmmkJXV/informacaues-sobre-o-cacncer-de-mama.html

2º Momento
Os alunos serão levados para o laboratório de informática para pesquisarem mais um pouco sobre o assunto em questão.

3º Momento
Ao voltar para a sala de aula faremos uma mesa redonda para debatermos sobre a pesquisa realizada no laboratório de informática e em seguida pedir para os alunos confeccionarem cartazes e colocarem nos murais da escola como um alerta para as outras mulheres.

Esta proposta de trabalho com vídeo visa sua utilização como:
Ilustração- mostrando o que foi falado em sala de aula e a veracidade das informações sobre o assunto estudado.
Simulação- os alunos após a pesquisa mostrarão através de cartazes o que aprenderam.


Avaliação: A avaliação será feita de acordo com o desempenho dos alunos durante a execução das atividades.

Referência Bibliográficas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
http://www.izles.net/ve2dXmmkJXV/informacaues-sobre-o-cacncer-de-mama.html

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Evidência da atividade 4 da unidade II

Unidade II atividade 4c planejando atividade com Hipertexto ou internet

Curso de Tecnologia na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira
Colégio Estadual Irineu Albano Hendgea
Unidade: II
Atividade 4 c
Planejando uma aula



RELATÓRIO

Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com os alunos no laboratório de informática usando a internet como fonte de pesquisa. Os alunos por não terem medo de usar a tecnologia buscam cada vez mais informações e com isso são capazes de criar slides com sons, imagens e movimentos, e até produzir vídeos.
Este trabalho desde o planejamento foi interessante, pois tive que fazer primeiro uma pesquisa em vários sites para conhecer o conteúdo a ser trabalhado.
A execução foi surpreendente, cada grupo que apresentava tinha uma surpresa diferente, usou data show, máquina digital para registrar as apresentações e pen drive com os slides.
Os alunos por gostarem de informática receberam bem a atividade, se esforçaram bastante para a realização da mesma,
Por ser um trabalho diferente e só direcionado, os alunos fazendo tudo, houve uma aprendizagem diferente, os alunos ao ajudarem os colegas aprendiam cada vez mais.
Não houve dificuldade como já foi citado acima.
Tem fotos e um vídeo de um grupo para comprovar o trabalho dos alunos.
Devido os alunos não conhecer as siglas de todos estados brasileiros é que este conteúdo foi escolhido para sanar essa deficiência na disciplina de Geografia. Foram trabalhadas as Regiões e a cultura de cada estado enfocando o estado do Tocantins.
Aprendi em primeiro lugar a não subestimar a inteligência dos alunos e com uma aula bem planejada se consegue alcançar os objetivos proposto, pois alunos motivados é sinal de aprendizagem de qualidade.





segunda-feira, 7 de junho de 2010

Unidade II -ativ 3 fórum wikipédia

Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa que há na internet, e está em permanente crescimento. Quem a visita pode , mais do que pesquisar, modificá-la, acrescentar novas palavras, ampliar aoutras, corrigir e aprimorar informações.