quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 2a - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.

Cursistas: Algaci Leda Nunes Pereira

Luciana Van de Kamp Thomaz

Osvaldina Gomes da Costa

Maria Lias da Silva

Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges

Data: 16/09/2010

Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática

Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.

Dados da Aula:

O que o aluno aprenderá nessa aula?

Os alunos aprenderão ler e interpretar textos, identificar palavras-chave, produzir com clareza e objetividade, Interpretar e elaborar gráficos dos acertos no soletrando.

Duração das atividades: Março a novembro de 2010.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

Interpretação de Leitura, produção textual , noções de montagem de gráficos, etc.

Estratégia e recurso da aula:

O Projeto Soletrando acontece mensalmente com a orientação da coordenação pedagógica Luciana Van de Kamp Thomaz, que desenvolve junto com os professores de Português e Matemática as etapas de classificação dos alunos para a final do Soletrando. A Orientadora Educacional, Osvaldina Gomes da Costa, juntamente com a auxiliar de apoio pedagógico, Algaci leda Nunes Pereira, são responsáveis pelos painéis de decoração do Soletrrando.

O projeto é desenvolvido com a parceria dos amigos da escola, funcionários da u.e., voluntários, patrulha escolar, comunidade local e corpo docente e discente da escola.

As tecnologias são utilizadas de acordo com a necessidade do desenvolvimento das ações previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, nas quais há necessidade de digitação de textos, pesquisa em sites eletrônicos, utilização de programas do computador e busca de informações na NET.

A Patrulha Escolar também participa destas ações, principalmente no patrulhamento da final do Soletrando.

Os Amigos da Escola colaboram com o projeto, participando dos júris de classificação, auxiliando no laboratório de informática e biblioteca.

A comunidade local e o comércio contribuem com premiações para os finalistas e vencedores do Soletrando.

Percebemos que a equipe escolar participa ativamente das etapas do projeto, o que contribui de forma significativa para que ocorra o processo ensino aprendizagem.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.

Matemática: Gráficos, Contagem.

Recursos complementares:

v Materiais didáticos. ( cadernos, livros, eva, cartolinas, jornais e revistas giz, quadro, etc).

v Material humano. (amigos da escola, comunidade local, professores, funcionários da escola, patrulha escolar, comércio local, monitores/alunos).

v Tecnologia (programas word, excel, paint e outros)

v Internet

v Laboratório de informática, Teleposto e Biblioteca.

Avaliação:

A avaliação do projeto acontece anualmente, de forma oral, juntamente com os professores e alunos, onde é revisto as ações do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário