quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 1 - Pensando sobre possíveis mudanças.

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Atividade 1: PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira

Unidade Escolar: Colégio Estadual Irineu Albano

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS.

Hoje com a tecnologia dominando o mundo. As crianças e adolescentes são os maiores usuários das TIC, não será possível o professor continuar como antes temos que procurar se adequar para não ficarmos para trás, pois o uso do computador e da internet pelos nossos alunos obriga-o a se capacitar cada vez mais para não chegar à sala de aula falando ou até mesmo fazendo coisas que não são do interesse do aluno, porque este já está além do professor, na linguagem, conteúdo e até mesmo no conhecimento de mundo.

Com o uso da tecnologia o aprender a aprende ficou diferente, o aluno não precisa que se mastigue o conteúdo, basta dar os caminho que ele encontra a solução, a internet, ou os programas ali encontrados dão explicação mais detalhados que os do professor. Este precisa sempre está atualizando para instigar o aluno aprenda realmente o que lhe é o que é importante e necessário para sua vida social e profissional. O professor deve se preocupar com a linguagem que usa na sala de aula, falar de acordo com as mudanças ocorrida hoje, não deixando de usar uma linguagem clara, mais a nível dos alunos, mas falando de maneira correta para incentivar-lo a usar a linguagem popular, sem usar arranjos que venham deturpar o significados das palavras.

O professor preparado para as novas tecnologias, irá usá-las para melhorar a aprendizagem do aluno, pensando no seu desenvolvimento profissional e intelectual no mundo digitalizado.

O modo de aprendizagem com o uso da tecnologia, com certeza supera o jeito tradicional de ensinar e aprender. Antes da informatização, o professor ensinava aquilo que o aluno deveria saber, e este apenas captava o conhecimento do mestre, com o uso do computador e, mas especificamente o da internet, os alunos têm liberdade para explorar os campos de conhecimento muito além da sabedoria do seu professor.

Os educadores com o uso da tecnologia, foram ampliando seus conhecimentos adquirindo novos métodos, novas estratégias de ensino. Alguns professores estão conquistando o seu espaço, participando, buscando e ampliando suas pesquisas e com a continuação as barreiras foram diminuindo entre professor e aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário