quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira
Unidade Escolar: Colégio Estadual Irineu Albano

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.

Com o objetivo de possibilitar aos alunos o entendimento das mudanças e permanências ocorridas na história do Tocantins, e que ele se veja engajado em tal cultura. E perceber que a sua historia e de sua família não está isolada, mas faz parte da história e cultura do Estado e eles devem se ver como “autores sociais” que realmente são.
O professor Donizeth Camargo na disciplina de História trabalhou com os alunos do 9º ano o Projeto de Ensino: “O Tocantins é isso e eu sou o Tocantins”.
O Projeto foi elaborado e executado usando as tecnologias disponível na escola (Laboratório de Informática, Projetor de mídia, Câmera digital, DVD, caixa de som, telão, microfone,etc ).
O professor dividiu os alunos em pequenos grupos, depois os levou várias vezes para o laboratório de informática para pesquisarem sobre a criação do estado do Tocantins, manifestações culturais, religiosas, culinária, agricultura e agropecuária. Após finalizarem a pesquisa sobre o tema proposto os alunos voltaram novamente para o Laboratório de Informática para criarem apresentações no Power Point e cartazes para apresentação.
Na execução do projeto foi organizada uma feira cultural aberta a toda comunidade escolar, com apresentação de danças e comidas típicas do estado. Iniciou o evento com o Hino Nacional e do Tocantins e logo após os grupos apresentaram os slides sobre os temas acima citado, e à medida que os alunos apresentavam os professores Donizeth e Maria Solange iam complementando o assunto discorrido. Um grupo de aluno se caracterizou de índios e encerou com uma apresentação de capoeira, maculelê e a música: Nóis é jeca, mais é jóia.
E para culminar o projeto alunos representantes de cada turma fizeram uma viagem cultural a Palmas, juntamente com as diretoras: Doralice e Ana Maria e o Professor Donuzeth, onde visitaram os pontos turísticos da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário