Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA Atividade: 3 – Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo. Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Unidade Escolar: Colégio Estadual Irineu Albano
Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo.
Entende-se por currículo um conjunto de matérias a serem ministrada em um determinado curso ou grau de ensino, ainda pode ser um plano de estudo ou um programa de ensino em que o aluno se apropria dos conteúdos significativos levando-o ao alcançar sua escolarização. É fundamental que a tecnologia seja inserida no currículo para assim ajudar na realização das atividades e possibilitar a construção do conhecimento de forma mais global, tendo uma aprendizagem significativa. No entanto é importante que o projeto pedagógico seja flexível para desenvolver uma proposta curricular com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo um conhecimento de forma colaborativa que busca aprimorar habilidades e competência desenvolvida de acordo com ações voltada para a resolução dos problemas. Portanto é de suma importância que haja uma integração entre currículo e tecnologia nos projetos de aprendizagem.
Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursistas: Algaci Leda Nunes Pereira
Luciana Van de Kamp Thomaz
Osvaldina Gomes da Costa
Maria Lias da Silva
Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges
Data: 16/09/2010
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.
Dados da Aula:
O que o aluno aprenderá nessa aula?
Os alunos aprenderão ler e interpretar textos, identificar palavras-chave, produzir com clareza e objetividade, Interpretar e elaborar gráficos dos acertos no soletrando.
Duração das atividades: Março a novembro de 2010.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Interpretação de Leitura, produção textual , noções de montagem de gráficos, etc.
Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Soletrando acontece mensalmente com a orientação da coordenação pedagógica Luciana Van de Kamp Thomaz, que desenvolve junto com os professores de Português e Matemática as etapas de classificação dos alunos para a final do Soletrando. A Orientadora Educacional, Osvaldina Gomes da Costa, juntamentecom a auxiliar de apoio pedagógico, Algaci leda Nunes Pereira, são responsáveis pelos painéis de decoração do Soletrrando.
O projeto é desenvolvido com a parceria dos amigos da escola, funcionários da u.e., voluntários, patrulha escolar, comunidade local e corpo docente e discente da escola.
As tecnologias são utilizadas de acordo com a necessidade do desenvolvimento das ações previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, nas quais há necessidade de digitação de textos, pesquisa em sites eletrônicos, utilização de programas do computador e busca de informações na NET.
A Patrulha Escolar também participa destas ações, principalmente no patrulhamento da final do Soletrando.
Os Amigos da Escola colaboram com o projeto, participando dos júris de classificação, auxiliando no laboratório de informática e biblioteca.
A comunidade local e o comércio contribuem com premiações para os finalistas e vencedores do Soletrando.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente das etapas do projeto, o que contribui de forma significativa para que ocorra o processo ensino aprendizagem.
Os conteúdos trabalhados são:
Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.
Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA Atividade: 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula. Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Unidade Escolar: Colégio Estadual Irineu Albano
Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Com o objetivo de possibilitar aos alunos o entendimento das mudanças e permanências ocorridas na história do Tocantins, e que ele se veja engajado em tal cultura. E perceber que a sua historia e de sua família não está isolada, mas faz parte da história e cultura do Estado e eles devem se ver como “autores sociais” que realmente são. O professor Donizeth Camargo na disciplina de História trabalhou com os alunos do 9º ano o Projeto de Ensino: “O Tocantins é isso e eu sou o Tocantins”. O Projeto foi elaborado e executado usando as tecnologias disponível na escola (Laboratório de Informática, Projetor de mídia, Câmera digital, DVD, caixa de som, telão, microfone,etc ). O professor dividiu os alunos em pequenos grupos, depois os levou várias vezes para o laboratório de informática para pesquisarem sobre a criação do estado do Tocantins, manifestações culturais, religiosas, culinária, agricultura e agropecuária. Após finalizarem a pesquisa sobre o tema proposto os alunos voltaram novamente para o Laboratório de Informática para criarem apresentações no Power Point e cartazes para apresentação. Na execução do projeto foi organizada uma feira cultural aberta a toda comunidade escolar, com apresentação de danças e comidas típicas do estado. Iniciou o evento com o Hino Nacional e do Tocantins e logo após os grupos apresentaram os slides sobre os temas acima citado, e à medida que os alunos apresentavam os professores Donizeth e Maria Solange iam complementando o assunto discorrido. Um grupo de aluno se caracterizou de índios e encerou com uma apresentação de capoeira, maculelê e a música: Nóis é jeca, mais é jóia. E para culminar o projeto alunos representantes de cada turma fizeram uma viagem cultural a Palmas, juntamente com as diretoras: Doralice e Ana Maria e o Professor Donuzeth, onde visitaram os pontos turísticos da Capital.
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 1: PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira
Unidade Escolar: Colégio Estadual Irineu Albano
PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS.
Hoje com a tecnologia dominando o mundo. As crianças e adolescentes são os maiores usuários das TIC, não será possível o professor continuar como antes temos que procurar se adequar para não ficarmos para trás, pois o uso do computador e da internet pelos nossos alunos obriga-o a se capacitar cada vez mais para não chegar à sala de aula falando ou até mesmo fazendo coisas que não são do interesse do aluno, porque este já está além do professor, na linguagem, conteúdo e até mesmo no conhecimento de mundo.
Com o uso da tecnologia o aprender a aprende ficou diferente, o aluno não precisa que se mastigue o conteúdo, basta dar os caminho que ele encontra a solução, a internet, ou os programas ali encontrados dão explicação mais detalhados que os do professor. Este precisa sempre está atualizando para instigar o aluno aprenda realmente o que lhe é o que é importante e necessário para sua vida social e profissional. O professor deve se preocupar com a linguagem que usa na sala de aula, falar de acordo com as mudanças ocorrida hoje, não deixando de usar uma linguagem clara, mais a nível dos alunos, mas falando de maneira correta para incentivar-lo a usar a linguagem popular, sem usar arranjos que venham deturpar o significados das palavras.
O professor preparado para as novas tecnologias, irá usá-las para melhorar a aprendizagem do aluno, pensando no seu desenvolvimento profissional e intelectual no mundo digitalizado.
O modo de aprendizagem com o uso da tecnologia, com certeza supera o jeito tradicional de ensinar e aprender. Antes da informatização, o professor ensinava aquilo que o aluno deveria saber, e este apenas captava o conhecimento do mestre, com o uso do computador e, mas especificamente o da internet, os alunos têm liberdade para explorar os campos de conhecimento muito além da sabedoria do seu professor.
Os educadores com o uso da tecnologia, foram ampliando seus conhecimentos adquirindo novos métodos, novas estratégias de ensino. Alguns professores estão conquistando o seu espaço, participando, buscando e ampliando suas pesquisas e com a continuação as barreiras foram diminuindo entre professor e aluno.
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC UNIDADE 3 PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS AIVIDADE 4 – Refletindo sobre minha aprendizagem Algaci eda Nunes Pereira Esc. Est. Irineu Albano Hendges – Guaraí –TO
REFLETINDO SOBRE MINHA APPRENDIZAGEM
No decorrer da vida vivemos sempre aprendendo novos conhecimentos e novas informações são adquiridas. Durante o estudo e realização das atividades desta unidade, tive muitas dúvidas e dificuldades, mas a monitora estava sempre presente para tirar as duvidada e auxiliar na realização das atividades. Aprendi muito, principalmente com as atividades em que os alunos participaram na realização das pesquisas e na apresentação dos trabalhos. Os objetivos propostos nas aulas foram alcançados, superando as expectativas, pois os alunos além de gostarem de usar as tecnologias procuram fazer um trabalho de qualidade. As atividades apesar de ser só 4 nesta unidade, exige muitas ações como: pesquisa, vídeo, digitação, execução da aula, fazer slide share, postar no blogger, postar no eproinfo na ferramenta biblioteca material do aluno e outras exigindo bastante tempo e dificultando o nosso trabalho na escola e até mesmo a execução das aulas, mas assim mesmo foi gratificante aprender a trabalhar com alguns sites e ferramentas como: slide share e blogger.
Curso : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC UNIDADE 3 PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS AIVIDADE 3 – Plano de Aula – Autoria de objeto Hipermídia Algaci Lêda Nunes Pereira Esc. Est. Irineu Albano Hendges - Guaraí –TO
RELATO DA UNIDADE 3 – ATIVIDADE 3 Após passar o vídeo sobre anorexia, os alunos ficaram chocados com os danos causados pela a Anorexia nervosa. Foi um trabalho ímpar, pois os alunos fizeram vários comentários e alerta para as meninas que vivem fazendo regime sem acompanhamento médico. Os alunos receberam bem a atividade, pois era diferente e o assunto era interessante e do interesse das meninas principalmente. Aprendi muito com os alunos, cada grupo fez um trabalho diferente superando os objetivos propostos.
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Unidade: III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais Atividade: 1 e 2 - Relato da experiência Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges
RELATÓRIO
Foi muito bom trabalhar as aulas "Análise, planejamento e execução de aula com material digital " e “Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola”, não temos evidência, mas a aplicação foi boa, mesmos a sendo uma aula muito longa. Os alunos tiveram uma participação total, no final pesquisaram mais sobre o Câncer de mama fizeram cartazes e colocaram nos murais da escola como alerta para as mulhere. E como é feito a escravidão no Brasil nos dias de hoje. Aprendi que alunos motivados participam mais e não há indisciplina na sala de aula.
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Unidade: III – Prática Pedagógica e Mídias Digitais Atividade: 1- Análise, planejamento e execução de aula com material digital Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Unidade Escolar: Escola Estadual Irineu Albano Hendges Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio Componente Curricular: Biologia Tema: Câncer de mana
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a importância do auto-exame para prevenir contra a doença e possíveis cura.
Duração das atividades 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhado com o professor e o aluno
Para a realização desta atividade, procurei em uma atividade que pudesse contemplar alunos da 3ª série do Ensino Médio, então escolhi este vídeo, que é uma entrevista com uma médica explicando um pouco sobre este mal que ainda mata muitas mulheres, e acredito que desperte também o interesse deste “público”.
Estratégias e recurso da aula 1º Momento Inicialmente, abordarei o assunto em uma aula explanada, mostrarei vários slides com imagens de mulheres com câncer de mama, em seguida passarei o vídeo para complementar a aula e tirar as dúvidas. http://www.izles.net/ve2dXmmkJXV/informacaues-sobre-o-cacncer-de-mama.html
2º Momento Os alunos serão levados para o laboratório de informática para pesquisarem mais um pouco sobre o assunto em questão.
3º Momento Ao voltar para a sala de aula faremos uma mesa redonda para debatermos sobre a pesquisa realizada no laboratório de informática e em seguida pedir para os alunos confeccionarem cartazes e colocarem nos murais da escola como um alerta para as outras mulheres.
Esta proposta de trabalho com vídeo visa sua utilização como: Ilustração- mostrando o que foi falado em sala de aula e a veracidade das informações sobre o assunto estudado. Simulação- os alunos após a pesquisa mostrarão através de cartazes o que aprenderam.
Avaliação: A avaliação será feita de acordo com o desempenho dos alunos durante a execução das atividades.
Curso de Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Colégio Estadual Irineu Albano Hendgea Unidade: II Atividade 4 c Planejando uma aula
RELATÓRIO
Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com os alunos no laboratório de informática usando a internet como fonte de pesquisa. Os alunos por não terem medo de usar a tecnologia buscam cada vez mais informações e com isso são capazes de criar slides com sons, imagens e movimentos, e até produzir vídeos. Este trabalho desde o planejamento foi interessante, pois tive que fazer primeiro uma pesquisa em vários sites para conhecer o conteúdo a ser trabalhado. A execução foi surpreendente, cada grupo que apresentava tinha uma surpresa diferente, usou data show, máquina digital para registrar as apresentações e pen drive com os slides. Os alunos por gostarem de informática receberam bem a atividade, se esforçaram bastante para a realização da mesma, Por ser um trabalho diferente e só direcionado, os alunos fazendo tudo, houve uma aprendizagem diferente, os alunos ao ajudarem os colegas aprendiam cada vez mais. Não houve dificuldade como já foi citado acima. Tem fotos e um vídeo de um grupo para comprovar o trabalho dos alunos. Devido os alunos não conhecer as siglas de todos estados brasileiros é que este conteúdo foi escolhido para sanar essa deficiência na disciplina de Geografia. Foram trabalhadas as Regiões e a cultura de cada estado enfocando o estado do Tocantins. Aprendi em primeiro lugar a não subestimar a inteligência dos alunos e com uma aula bem planejada se consegue alcançar os objetivos proposto, pois alunos motivados é sinal de aprendizagem de qualidade.
Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa que há na internet, e está em permanente crescimento. Quem a visita pode , mais do que pesquisar, modificá-la, acrescentar novas palavras, ampliar aoutras, corrigir e aprimorar informações.
Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva Unidade 2 – Navegando em hipertexto sobre hipertexto Atividade 1 a – O que é hipertexto?
Como se sabe a comunicação não se dá só através da linguagem oral e escrita, ela se dá também através de sinais, símbolos etc. Assim como a linguagem que emite mensagem que ganham novas formas, em relação a mensagem escrita, pois passa a sensação de que se está mais próximo do outro. Esta linguagem estima o usuário a acessar informação de forma não linear. Como forma não linear temos o hipertexto que possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando recursos como sons, imagens, animação, tornando a consulta mais fácil e atraente. Pode ser usado para disponibilizar a informação de produtos, apresentação e outros. É ilimitado. É possível ampliar os elementos disponíveis ao mesmo tempo em uma superfície. Também pode agregar outros conjuntos de informações de blocos de textos. O seu acesso se dá através de links . O hipertexto pode ser lido de muitas formas, em ordens diferentes, várias palavras ou expressões. Pode remeter a outros textos a outros pontos do mesmo texto. Com muita freqüência os hipertextos são vistos como uma rede de textos. Por isso, cada documento a partir do qual você pode ir a muitos outros é nó da rede ou nó do hipertexto. As expressões que são links. Quanto a navegar a deriva não é fácil como se pensa, deixa as pessoas entediada, pois navegar por navegar não chama atenção e logo vem a necessidade de encontrar algo que chame atenção e que prenda o seu interesse por uma informação que serve pra aprimorar o seu conhecimento no dia-a-dia.
Curso: Tecnologia na Educacional : ensinando e aprendendo com as TIC Cursista: Algaci Leda Nunes Pereira Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva Turma: B Unidade 1 – Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola Atividade: 3 B – Recursos educacionais no cyberespaço
Após pesquisa em alguns, achei importante alguns sites para o uso pedagógico em sala de aula, pois o professor poderá utiliza-los em sua prática pedagógica auxiliando na elaboração de suas aulas: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1345 Este site é importante porque trabalha o relacionamento entre professor e aluno. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=755 No portal do professor se encontra várias dicas de aula, esta acima citada indica como trabalhar a história de Bairro. http://webeduc.mec.gov.br/ São sites importantes para programas e pesquisas educacionais.
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/ Para a formação do professor
Como sabemos que o ser humano vive em um constante aprendizado ao longo da vida, pois, cada dia a evolução do homem exige que ele se prepare para um mundo de novas mudanças. Em outras décadas o professor era o detentor do conhecimento, hoje é um eterno aprendiz, pois cada dia que passa enfrenta novos desafios e mecanismos que os leva a buscar novas técnicas de aprender a aprender. Hoje com a tecnologia na escola não se pode continuar só com quadro, giz e livros, precisamos inovar, levando para as nossas salas de aulas os novos mecanismos, ou seja, as tecnologias que está no mercado para trabalhar com nossos alunos. Devemos ensinar o aluno o uso correto destes novos veículos de aprendizagem, para que não venham ser usados de maneira incorreta vindo interferir no seu aprendizado. Ser professor e aprendiz é um passo muito importante, pois a partir do momento que se ensina também se aprende, e com a maturidade o aprender se torna muito mais importante na vida das pessoas, pois os desafios a serem vencidos tem outro significado na maturidade do que quando criança ou adolescente, devido estes serem mais hábeis e aprenderem com facilidades, por isso se deve ensinar o aluno a aprender a aprender, para que possa buscar os seus caminhos com confiança e responsabilidade.
Até hoje só havia ouvido falar em blogger, mas com o curso: Tecnologia na Educação fui incentivada a conhecer um blogger, e descobrir que este instrumento nada mais é que uma ferramenta para incentivar as pessoas a socializar suas experiências com outras pessoas.
Sou cursista do curso: Tecnologia na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC.
Trabalho na Escola Estadual irineu Albano na função de apoio pedagógico. Gosto muito de lê romance,clássicos e até policial.